Inventário de Metas Académicas

Autor(es): Lúcia C. Miranda & Leandro S. Almeida

Edição: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação (CIEd)

Objetivo: O Inventário de Metas Académicas (IMA) é um instrumento de autorrelato que avalia as metas ou objetivos de realização académica em alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Este inventário é formado por 22 itens cuja resposta é dada numa escala Likert de 5 pontos, consoante o grau de frequência (1= nunca; 5=sempre). De acordo com o modelo teórico subjacente, o inventário avalia quatro dimensões (i) metas orientadas para a aprendizagem; (ii) metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto escolar; (iii) metas orientadas para objetivos concretos; e (iv) metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto familiar.

Estudos de validação: A precisão dos resultados no IMA foi estimada através da análise da consistência interna dos itens (alpha de Cronbach) em diferentes estudos, oscilando tais coeficientes entre .80 e .87 para as quatro dimensões. A estrutura fatorial dos itens apoia a sua distribuição pelas quatro dimensões do inventário. Os estudos correlacionais com o rendimento escolar sugerem pontuações mais elevadas nas metas de aprendizagem e metas orientadas para objetivos concretos em alunos com maior sucesso académico, enquanto os alunos com menor rendimento estão mais centrados no feedback que recebem dos outros significativos principalmente professores e colegas. Os resultados sugerem ainda efeitos significativos da interação do ano escolar com o género nas metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto escolar, nas metas orientadas para o evitamento da pressão social em contexto familiar e nas metas orientadas para objetivos concretos.

Utilização: Para além do protocolo do inventário, não existe outro material necessário à aplicação do IMA ou à sua cotação. Trata-se de uma edição dos autores, podendo os interessados contactá-los para o efeito de uma utilização autorizada.

Contacto dos autores

Lúcia Cerqueira de Miranda, Rua das Tomadas, 380, 4610-328 Felgueiras E- mail: lrcmiranda@gmail,com

Leandro S. Almeida, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710 Braga, E-mail: leandro@ie,uminho,pt

Bibliografia fundamental

Miranda, L.C., & Almeida, L. S. (2005). Inventário de Metas Académicas (IMA). Braga: Universidade do Minho, CIPsi.

Miranda, L.C., & Almeida, L. S. (2006). Inventário de metas académicas (IMA): Contributos para a sua validação em alunos do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico. In C. Machado, L. Almeida, M. A. Guisande, M. Gonçalves, & V. Ramalho (Orgs.), Actas da XI Conferência Internacional “Avaliação Psicológica: Formas e Contextos” (pp. 445-453). Braga: Psiquilíbrios. ISBN 978-972-98052-7-1.

Miranda, L. C., & Almeida, L. S., (2011). Motivação e rendimento académico: Validação do inventário de metas académicas. Psicologia Educação e Cultura, XV (2), 272-286.

Miranda, L. C., Almeida, L. S., & Barca, A. (2011). Metas académicas em adolescentes portugueses: analise em função do género e ano de escolaridade dos alunos. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educacióm, 19 (2), 75- 86.

Miranda. L., & Almeida, L. S. (2014). Inventário de Metas Académicas (IMA). In L. S. Almeida, M. R. Simões, & M. M. Gonçalves (Eds.), Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (pp.135-151). Coimbra: Almedina