Nota curricular dos(as) Associados(as)

angeliAcácia Angeli dos Santos (Sócia n.º 122).   Psicóloga com mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP-SP. Professora titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, com área de concentração em Avaliação Psicológica. Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou artigos em revistas científicas qualificadas, livros e capítulos de livros. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e integrante do Conselho Federal de Psicologia no XIII e XIV Plenário (2008-2010). Membro do conselho editorial de várias revistas na área de psicologia e do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil. Editora das revistas: Psicologia Escolar e Educacional (2000-2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005-2010) e Avaliação Psicológica (2011-atual). Integrante da Comissão de avaliação de livros da CAPES (2011-2015) e membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014-2017).
Email: acacia.angeli@gmail.com

albertoAlberto Rocha (Sócio n.º 101). Licenciado em Psicologia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Especialista em Psicologia da Educação. É Presidente da Direção da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (A.N.E.I.S.), sendo ainda Coordenador do Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesse e Socialização (P.E.D.A.I.S.) da responsabilidade da Delegação do Porto, e diretor da revista científica “Sobredotação”. É gerente do Centro de Estudos e Recursos em Psicologia (CERPSI), exercendo a prática privada da psicologia. Presidiu ao Rotary Club Porto-Douro 2014-2015, respondendo pelos projetos na área da educação, em particular os prémios de mérito e excelência escolar. Os seus atuais interesses de investigação centram-se na identificação e atendimento de crianças e jovens sobredotados e talentosos, tendo dirigido o Projeto de Identificação da Sobredotação e do Talento em Alunos do 1º Ciclo (PISTA|1). Orientador de vários estágios académicos e profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Integra a Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluación en Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA). Membro do Conselho Editorial da revista digital de ciência nas disciplinas de Psicologia e Educação, Talincrea – Talento, inteligência e criatividade. Membro do European Council for High Ability (ECHA) e do World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC). É autor e co-autor de vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicados na área da sobredotação e do talento.
E-mail: aneisporto@gmail.com

defesa-1Amanda Franco (Sócia n.º 75). Mestre em Psicologia Escolar e da Educação pela Universidade do Minho (Portugal), é Doutora em Ciências da Educação (área de especialidade: Psicologia da Educação), também pela Universidade do Minho (com uma Bolsa de Investigação atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia – FCT). A sua tese de Doutoramento, intitulada “Pensamento crítico: Desenvolvimento e mediação no quadro das experiências académicas no Ensino Superior”, versa a concetualização e avaliação do pensamento crítico de estudantes universitários. O seu trabalho de investigação enquadra-se na área da avaliação psicológica e dos processos cognitivos. Quanto às suas áreas de interesse e de investigação, estas incluem, para além do pensamento crítico, as competências transversais, a aprendizagem ao longo da vida, a cidadania, o ensino superior, e o Processo de Bolonha, entre outras. Tem experiência de prática profissional enquanto psicóloga escolar. É membro do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD). É autora única, principal ou secundária de artigos publicados em revistas indexadas, capítulos de livro e, ainda, textos em volumes de atas (publicações quer nacionais, quer internacionais), nas áreas enunciadas.                                                                                                                                         E-mail: amanda.hr.franco@gmail.com

AAAna Antunes (Sócia n.º 8). Prof. Auxiliar na Universidade da Madeira (Portugal) e doutoramento em Psicologia, área de Psicologia da Educação (Universidade do Minho, Portugal), com uma tese sobre programas de enriquecimento para  alunos  com  altas habilidades. Pós-doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação (Universidade do Minho), com o projeto intitulado “Alunos excelentes, alunos promissores? Estudo exploratório sobre os alunos de mérito académico no ensino superior”. Prática professional relacionada com o contexto escolar e educativo, em vários níveis de ensino, e a institucionalização de crianças e jovens. Interesses de investigação na área das altas habilidades, criatividade e inclusão. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses e membro da Rede Internacional de Investigação, Intervenção e Avaliação em Altas Habilidades Intelectuais (REINEVA).
E-mail: antunes.p.ana@gmail.com

ANA_PAULA_NORONHAAna Paula Porto Noronha (Sócia n.º 74). Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação de instrumentos, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação nos biênios 2003-2005 e 2009-2011. Coordenou o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica e de Avaliação em Psicologia Positiva da ANPEPP em 2006 e 1016. Foi editora dos periódicos Avaliação Psicológica (2006-2010) e Psico-USF (2011-2016). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq – 1B.
E-mail: ana.noronha@usf.edu.br

minha foto (Alexandra Araújo)Alexandra M. Araújo (Sócia n.º 3). Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto, é Doutora em Psicologia (com especialização em Psicologia Vocacional) pela Universidade do Minho. É investigadora em Pós-Doutoramento no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, com projeto centrado nas trajetórias de transição e adaptação ao ensino superior de estudantes do primeiro ano, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. A sua pesquisa mais alargada inclui o estudo dos percursos académicos e de carreira de jovens, procurando evidenciar o impacto combinado de variáveis pessoais e contextuais no desenvolvimento, adaptação e sucesso. Tem larga experiência na consulta psicológica, consultoria educacional e formação de agentes de educação, sendo ainda responsável pela orientação  de teses de mestrado e de doutoramento em Psicologia e Educação. É sócia-fundadora da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Carreira (APDC) e da Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDAP, Portugal 2015). É autora ou coautora de perto de uma centena de trabalhos científicos, entre artigos, livros, capítulos e textos em actas, nos domínios da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Vocacional, publicados nacional e internacionalmente, desenvolvendo ainda algumas escalas de avaliação psicológica, em particular junto de estudantes do ensino superior.
E-mail: alexandra.araujom@gmail.com

acAlexandra Ribeiro da Costa (Sócia n.º 9). Formada em Psicologia. Doutorada em Ciências do Trabalho, especialização em Psicologia Social pela Universidade de Cádiz (Espanha). Realizou Pós-doutoramento em Psicologia da Educação na Universidade do Minho com um trabalho de investigação sobre o impacto de variáveis sociomotivacionais na permanência e no sucesso académico dos estudantes do Ensino Superior, em particular os do 1º ano. Exerce atualmente a função de professora Adjunta no Instituto Superior de Engenharia do Porto (Instituto Politécnico do Porto). Os seus atuais interesses de investigação centram-se no estudo de variáveis percussoras do sucesso académico dos estudantes do Ensino Superior, nomeadamente o Engagement Académico e a Perceção de Autoeficácia; transição e adaptação ao Ensino Superior, estratégias de aprendizagem e estratégias de recuperação de recursos. Autora de publicações nacionais e internacionais nos domínios científicos referidos, incluindo a coautoria de algumas escalas de avaliação.
E-mail: alexandraribeirocosta@gmail.com

11180555_10207341094434536_843409744_oAna A. Martins (Sócia n.º 12). Psicóloga. Realiza o Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. O seu projeto e investigação centra-se na diferenciação das habilidades cognitivas na infância, sendo bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem dedicado particular atenção ao estudo do desenvolvimento da inteligência, à heterogeneidade dos perfis intelectuais e à estrutura das habilidades cognitivas na infância, averiguando a sua relação com variáveis pessoais, familiares, socioeconómicas, do percurso desenvolvimental e educativo das crianças, bem como o seu impacto no rendimento académico. Membro do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD), ocupando funções de Secretária. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 10900). É autora e coautora de comunicações e artigos publicados no país e no estrangeiro sobre as referidas áreas científicas de seu interesse.
E-mail: anaazevedo.martins@gmail.com

acalmeidaAna Cristina F. de Almeida (Sócia n.º 123). Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Portugal), com doutoramento em Psicologia da Educação desde 2004, em Resolução de Problemas e Aprendizagem. Desde 1990 que desempenha naquela Faculdade funções de docência, investigação e prestação de serviços à comunidade (consulta, formação, avaliação psicológica e resposta a desafios). Os seus interesses de investigação e de intervenção situam-se em torno da aprendizagem, cognição, estratégias e processos de promoção da aprendizagem e do desenvolvimento, com particular orientação para modalidades dinâmicas e alternativas de aprendizagem: baseada em jogos, em problemas ou em projetos. Procura investir na usabilidade de meios tecnológicos de facilitação da comunicação e da cooperação, para a participação na educação / formação das pessoas, em contextos de comunidade prática, de cultura e de cidadania.
E-mail: calmeida@fpce.uc.pt

DSC09834Ana Filipa Alves (Sócia n.º 13). Psicóloga, membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (n.º12919). Doutoranda em Ciências da Educação na especialidade de Psicologia da Educação, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. O projeto em execução centra-se no estudo do funcionamento e do desenvolvimento cognitivo das crianças e como as variáveis sociofamiliares e escolares, inerentes aos contextos educativos envolventes, influenciam esse desenvolvimento. Os principais interesses de investigação incidem nos processos cognitivos associados ao desempenho, aprendizagem e rendimento académico de crianças e adolescentes, e a sua relação com variáveis pessoais e sociofamiliares. Autora de publicações nacionais e internacionais nos domínios científicos referidos.
E-mail: afilipaalves@hotmail.com

967_567025186646511_1586338573_nAna Isabel S. Almeida (Sócia n.º 99). Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto Universitário da Maia, Portugal. Estágio curricular em Unidades de Saúde do ACES Espinho/Gaia e estágio profissional na ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação – onde atualmente exerce a função de Psicóloga. Os principais interesses de intervenção incidem na área clínica, na educação e parentalidade, bem como na área escolar e sobredotação. Além do principal interesse na validação/construção de instrumentos de avaliação psicológica, também manifesta interesse de investigação na área da parentalidade e sexualidade, no que se refere à área clínica, e na área da criatividade e sobredotação, no contexto escolar. Atualmente responsável pelo projeto DesEnvolver a Criatividade – estimulação de criatividade de alunos do 2º ciclo do ensino básico -, Programa de Competências Sociais e Emocionais de crianças/adolescentes sobredotadas, e pelo programa Parentalidade Positiva destinado aos pais pertencentes à ANEIS-Porto.
E-mail: ana.i.s.almeida.3@gmail.com

AnaMicaelaMedeirosAna Micaela Medeiros (Sócia n.º 89). Licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT). Realizou estágio na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS). Tem i​nteresses de intervenção​ e de investigação​ na sobredotação, altas habilidades, criatividade e talentos. Colabora no projeto de aferição e validação para a população portuguesa da EPoC, uma bateria de avaliação do potencial criativo de Lubart​. No presente está a realiza​r​ estágio​ profissional no ​Instituto Portucalense de Neuropsicologia e Neurociências Cognitiva e Comportamental​.​
E-mail: amicaelalm@gmail.com

AnaSalgadoAna M. Salgado (Sócia n.º 4). Formação inicial em Professores do Ensino Básico, variante E.V.T. Especialização em Educação Especial e mestrado em Psicopatologia da Comunicação e da Linguagem, tendo apresentado a tese “Fluência e Compreensão: avaliação da leitura no 1ºCiclo do Ensino Básico”. Experiência docente no ensino regular, no apoio pedagógico especializado e nas atividades de enriquecimento curricular. Prática clínica em reabilitação da linguagem. Formadora acreditada pelo CCPFC, dinamizando ações de tipologia variada no âmbito da formação contínua de professores. Mestrado Integrado em Psicologia pela Universidade do Minho com dissertação na área da Psicologia Escolar, intitulada “Novos contributos na avaliação da inteligência: Bateria Aurora”. Coautora de comunicações orais e publicações científicas no domínio das dissertações referidas.
E-mail: formadoracffh@gmail.com  

foto andreiaAndreia Osti (Sócia n.º 84). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), sendo docente no seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também concluiu os cursos de Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia. Realizou o Pós-doutoramento em Psicologia na Universidade São Francisco.  Participa como pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: Avaliação em Psicologia Educacional (Universidade São Francisco) e Neurociências, Cognição e Comportamento (UNESP – Rio Claro). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública e participou de projetos da Secretaria da Educação do Município de Valinhos onde atuou no atendimento a crianças não alfabetizadas e com dificuldades na leitura e escrita. Desde 2013 coordena o Projeto “Formação de professores para o atendimento educacional especializado a alunos com dificuldades de aprendizagem” na UNESP. O projeto busca criar e divulgar estratégias que visem maximizar o desenvolvimento dessas crianças, com a finalidade de amenizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para o sucesso acadêmico daqueles  que fracassam na escola. Os seus principais interesses de investigação são: alfabetização / leitura e escrita, dificuldade de aprendizagem, afetividade e representações sociais.
E-mail: andreia.osti@gmail.com

aneliseAnelise do Pinho Cossio (Sócia n.º 130). Mestranda em Educação Especial Área de Especialização em Intervenção Precoce, na Universidade do Minho, Braga/Portugal. Licenciada em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, Lages/Brasil. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem/CNPq/UFPel. Tutora no Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL. Desenvolve pesquisas nas áreas de Intervenção Precoce, Necessidades Educativas Especiais, Processos de Desenvolvimento, Transtorno do Espectro do Autismo, Síndrome de Down, Processos de Ensino e Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão.
E-mail: ane_psico@hotmail.com.br

António RoazziAntonio Roazzi (Sócio n.º 131) é Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (Adviser). Possui também titulo de “Dottore” em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma “La Sapienza”. Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford e Instituto Di Scienze e Tecnologie Della Cognizione, ISTC, Roma, Itália. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2002-2004) e da Facet Theory Association (2011-2013).  Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo. Ultimamente atua sobretudo nos seguintes temas: emoção e sua compreensão, apego e perceção de risco, ayahuasca e estados ampliados de consciëncia, bullying, representações sociais, psicologia do desenvolvimento sociocognitivo, aprendizagem da leitura e escrita, lógica mental, teoria da mente, bem-estar psicossocial, resiliência.
E-mail: roazzi@gmail.com 

Foto ArgentilArgentil O. Amaral (Sócio n.º 102 e correspondente da ADIPSIEDUC em Moçambique). Doutorado em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal. Professor da Universidade Pedagógica, Campus de Coalane, Quelimane – Moçambique). Os maiores interesses no campo da investigação incidem sobre cognição, aprendizagem e rendimento académico dos alunos. Acresce, ainda, o interesse pela adaptação, construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica. A este propósito, vem desenvolvendo um projeto de validação à escala nacional da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 8/10, BPR 11/12) versão adaptada para alunos moçambicanos do Ensino Secundário Geral. É autor de alguns artigos sobre inteligência e raciocínio, analisando as suas diferenças em funções de variáveis socioculturais dos alunos e as suas correlações com o rendimento escolar na adolescência.
E-mail: doamaral2015@gmail.com

Carlos FerFoto carlos fernandesnandes da Silva (Sócio n.º 87) Doutorado em Psicologia Clínica, pela Universidade de Coimbra, Portugal. Estágios científicos nas Universidades de Oxford (UK) e de Maastricht (Holanda). Professor catedrático do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Campus de Santiago, Aveiro, Portugal). Os atuais interesses de investigação e de orientação de teses de mestrado e doutoramento incidem na área das neurociências da cognição, teorias da aprendizagem, sucesso escolar, construção e validação de instrumentos de avaliação (neuro)psicológica. Responsável de projetos de investigação (financiados competitivamente – FCT) e autor de publicações nacionais e internacionais nos domínios científicos anteriormente elencados. Membro e Coordenador do polo de Aveiro do Centro de Investigação CINTESIS (CINTESIS.UA).
E-mail: csilva@ua.pt.

csaizCarlos Saiz Sánchez (Sócio n.º 125). Doctor en Psicologia. Professor de Pensamiento Crítico en la Facultad de Psicología, Universidad de Salamanca. Áreas de interés: Pensamiento, razonamiento, solución de problemas, toma de decisiones, instrucción y evaluación. Cursos de formación profesional sobre pensamiento crítico: concepto, evaluación y promoción. Con Silvia F. Rivas dirige el proyecto ¿Mejoran las competencias transversales en el grado de psicología? Varios artículos publicados en revistas internacionales e coautor de PENCRISAL (prueba de pensamiento crítico).
Publicaciones recientes:
Saiz, C., Rivas, S.F., y Olivares, S. (en prensa). Collaborative learning supported by rubrics improves critical thinking. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning.
Rivas, S. F. Morales, P., y Saiz, C. (2014). Propiedades psicométricas de la adaptación peruana de la prueba de pensamiento crítico PENCRISAL. Avaliação Psicológica, 13(2), pág. 257-268.
Franco, A.R., Almeida, L.S., y Saiz, C. (2014). Pensamiento crítico: Reflexiones sobre su lugar en la enseñanza superior. Educatio Siglo XX, 32(2), 81-96.
Olivares, S., Saiz, C., y Rivas, S.F. (2013). Encouragement for thinking critically. (Motivar para pensar criticamente). Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 11(2), 367-394.
Email: csaiz@usal.es

cristina_costa_lobo_Cristina Costa Lobo (Sócia n.° 93). Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, realizou o Mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade do Minho e o Doutoramento em Psicologia Vocacional pela Universidade do Minho com enfoque no ajustamento à carreira no ensino superior. Coordena o curso de Licenciatura em Psicologia, sendo ainda Coordenadora Departamental da Mobilidade Erasmus, mentora do Núcleo de Estudantes de Psicologia e Diretora do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (Porto, Portugal). Tem participado em projetos de investigação financiados, nas áreas de psicologia e educação, sendo autora e coautora de mais de vinte e cinco artigos em revistas e conferências internacionais com arbitragem científica de pares.
Email: ccostalobo@gmail.com

Sem títuloDaniel Bartholomeu (Sócio n.º 137). Graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco, Mestrado e Doutorado na área de Avaliação Psicológica na mesma instituição. Atualmente leciona no Centro Universitário Fundação Instituto para o Ensino de Osasco, no programa de pós graduação strictu sensu em Psicologia Educacional. Foi editor da Encontro: Revista de Psicologia e da Revista Sul Americana de Psicologia. Experiência na área de Fundamentos e Medidas da Psicologia, pesquisando nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, emoções, relações sociais, inteligência, psicologia do esporte, traços de personalidade, construção de instrumentos de avaliação psicológica e educacional. Seus interesses de pesquisa atuais recaem sobre a aceitação e rejeição social, sobretudo em contextos educacionais. É colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (Labape) e do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPeNC) do Unisal, laboratório que fundou e atua mais diretamente no Núcleo de Pesquisa em Saúde e Desempenho Humano da UNIFIEO. É membro atual da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE) e do International Scientific Psychology Network (ISPN) e da Associação Brasileira de Editores de REvistas Científicas em Psicologia (ABECIPSI).
E-mail: d_bartholomeu@yahoo.com.br

dlDulce João Nunes Langa (Sócia n.° 106). Professora de Psicologia de Aprendizagem e de Desenvolvimento na Universidade Pedagógica de Moçambique, delegação de Nampula. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica de Moçambique, com uma tese sobre as atribuições causais dos alunos ao seu sucesso e insucesso escolar. Os actuais interesses de investigação passam pelas áreas do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem, em particular as variáveis motivacionais associadas ao rendimento académico no ensino superior. Mais recentemente, a sua investigação passa por aprofundar a questão da transição e adaptação ao ensino superior, assumindo a construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica.
Email: dunu0@yahoo.com.br 

Sem TítuloEleonora Cunha Veiga Costa (Sócia n.º 92). Doutorada em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho (UM), com licenciatura (5 anos) na área da Psicologia Clínica e da Saúde também pela UMinho; Prof. Auxiliar na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP); Psicóloga Clínica da Carreira Técnico Superior de Saúde – Ramo de Psicologia Clínica; Coordenadora do Projecto de investigação Health, Psychosocial and Psychobiological Factors no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da UCP; Investigadora na área dos determinantes da saúde na mulher e vitimologia. Vários artigos e textos publicados no país e no estrangeiro nesta sua área de especialização.
Email: eleonoraucp@gmail.com

DSCF0086Elis Regina da Costa (Sócia n.º 80) – Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás. Atualmente atua junto a INESSOL – Incubadora social. Possui Licenciatura e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação. Trabalhos como Psicóloga na ICASU (Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia) junto à crianças com vivência de rua, No Ensino Superior já atuou como Professora de Graduação em Diversas Instituições de Ensino Público e Privado: Associação Sul Mineira de Educação e Cultura, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, Centro Universitário Adventista de São Paulo e Universidade de Barra Mansa. Possui experiência na área de Psicologia e Educação, área secundária Psicologia do Desenvolvimento. Temas de maior interesse e envolvimento de investigação e docência: variáveis afetivo-motivacionais, crenças de auto eficácia, estratégias de aprendizagem e narrativas auto biográficas na formação docente e de cooperados.
Email: elisreginacosta@yahoo.com.br

EmaPatrícia OliveiraEma Patrícia Oliveira (Sócia n.º 6). Doutorada em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho, com dissertação sobre a aceleração académica junto de alunos com altas habilidades. Estágio científico na Universidade de Nijmegen, Holanda. Exerce atualmente a função de Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal). Investigadora Colaboradora no LabCom.IFP, Universidade da Beira Interior. Membro fundador e ex-Presidente da Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), tendo coordenado o “Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesse e Socialização” (PEDAIS), na Delegação de Braga, e o Campo de Férias “Estímulo ao Talento e à Sobredotação…” (E.T.C…), de âmbito nacional. É autora e coautora de diversas publicações nacionais e internacionais nos domínios científicos da sobredotação, criatividade e validação de instrumentos de avaliação psicológica, incluindo a coautoria de algumas escalas de sinalização de alunos com características de sobredotação e talento. Tem participado em projetos de investigação financiados nas áreas anteriormente referidas. Os atuais interesses de investigação e de orientação de teses de mestrado e doutoramento incidem na área da excelência, criatividade e adaptação académica, mais especificamente o funcionamento psicológico positivo em estudantes universitários.
Email: ema@ubi.pt

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Evely Boruchovitch (Sócia n.º 105). Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Ph.D em Educação pela University of Southern California. Possui  graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi editora da Revista Educação e Ensino da Universidade São Francisco. É membro do corpo editorial de diversas revistas científicas e de entidades científicas, sendo consultora ad hoc de diversas agências de fomento e revistas cientificas. É representante no Brasil da ADIPSIEDUC . Pesquisa nas áreas de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, com seguintes temas: estratégias de aprendizagem, motivação para aprendizagem,afetividade, metacognição, aprendizagem autorregulada, variáveis afetivo-motivacionais, bem como na construção e validação de instrumentos para avaliação psicoeducacional.
Publicações recentes:
BORUCHOVITCH, E. ;  Ganda, D. R . Fostering self-regulated skills in an Educational Psychology course for Brazilian preservice teachers. Journal of Cognitive Education and Psychology, v. 12, p. 157-178, 2013.
GOMES, M. ; BORUCHOVITCH, E. . Motivation to read and reading comprehension of Brazilian students. Educatio Siglo XXI, v. 32, p. 119-138, 2014.
Marini, J. A ; BORUCHOVITCH, E. . Self-Regulated Learning in Students of Pedagogy. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 59, p. 323-330, 2014.
Email: evely@unicamp.br

1Feliciano H. Veiga (Sócio n.º 86). Doutor em Psicologia da Educação (PE) pela Universidade de Lisboa (UL), Professor Catedrático, coordenador do Doutoramento em Educação, especialidade PE, e membro do Conselho Científico do Instituto de Educação (IE) da UL. Membro da ≪Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação≫ do IEUL, e coordenador do Grupo de Investigação em Psicologia da Educação. Implementou e coordenou diversos projetos de investigação em PE e orientou numerosas teses de mestrado e doutoramento. Tem exercido funções de consultadoria na FCT e no ≪Centro de Formação de Professores João Soares≫. Áreas de interesse: PE, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Autoconceito, Direitos Humanos, Indisciplina e Bullying nas Escolas. Suas produções científicas podem ser descarregadas de http://repositorio.ul.pt/browse?type=author&value=Veiga%2C+Feliciano
E-mail: fhveiga@ie.ul.pt

image1Filomena Ermida da Ponte (Sócia n.º 7). Doutorada em Psicologia, especialidade de Psicologia Evolutiva e da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela- Espanha. Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga (Campus Camões – Braga, Portugal). Coordenadora dos Mestrados em Ciências da Educação; Docente dos Mestrado em: Ciências Religiosas; Serviço Social; Gerontologia Social e no Pós Graduação das AEC´s Ensino do Inglês. Investigação desenvolvida na área e domínio da cognição e aprendizagem; Educação Especial (NEE); Serviço Social e Gerontologia Social. Autora de publicações nacionais e internacionais nos domínios científicos referidos.
E-mail: filomenaponte@hotmail.com 

Gabi RosaritoGabriela López-Aymes (Sócia n.º 112). Doctora en Educación (2005) y Máster en Programas de intervención psicológica en contextos educativos (1997) por la Universidad Complutense de Madrid (2005). Licenciada en Ciencias de la Educación por Universidad Autónoma del Estado de Morelos (México). Ha impartido diversos cursos de capacitación docente, licenciatura y posgrado sobre temáticas relacionadas con el aprendizaje y sobre la atención a niños/as con altas capacidades. Sus líneas actuales de investigación se centran en el diseño, aplicación y evaluación de programas de intervención psicopedagógica para atender a la diversidad en diferentes contextos educativos; así como el estudio sobre características cognitivas, afectivas y familiares de los niños/as con altas capacidades. Ha sido responsable de varios proyectos de investigación con financiamiento externo, y ha escrito varios capítulos de libro y artículos en revistas especializadas. Actualmente es Profesora Investigadora de Tiempo Completo en la Facultad de Comunicación Humana de la Universidad Autónoma del Estad de Morelos. Es miembro del Sistema Nacional de Investigadores.
E-mail: gabriela.lopez@uaem.mx

IMG_0051 (2)Gabriela Portugal (Sócia n.º 95). Professora Associada na Universidade de Aveiro, exercendo funções como docente e investigadora no Departamento de Educação e Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), sendo doutorada em Ciências da Educação na especialidade de Psicologia da Educação. Os seus interesses de investigação têm-se situado, fundamentalmente, em torno de processos de promoção do desenvolvimento e aprendizagem das crianças, na linha de uma abordagem experiencial da educação, análise da ecologia do desenvolvimento, avaliação e inovação pedagógica em contextos de educação de infância, organização e potencialidades educativas do espaço exterior e formação de educadores de infância.
E-mail: gabriela.portugal@ua.pt

Gina C LemosGina C. Lemos (Sócia n.º 5). Doutora em Psicologia (Psicologia da Educação) pela Universidade do Minho. É investigadora em Pós-Doutoramento no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, com projeto centrado na diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes portugueses, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. O seu âmbito de pesquisa mais alargado inclui o estudo de processos cognitivos (compreensão, raciocínio, resolução de problemas) em diferentes conteúdos (verbal, numérico, espacial) ao longo do desenvolvimento/ escolaridade e sua relação com a aprendizagem, fatores pessoais, socioeconómicos e socioculturais. É co-autora da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR), sobre a qual desenvolve trabalhos e participa em estudos com colegas do Brasil, Moçambique, Espanha e Reino Unido. É autora de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas, nos domínios da Psicologia da Educação e Desenvolvimento Cognitivo, publicados nacional e internacionalmente.
E-mail: g.claudia@ie.uminho.pt

Joana R. CasanovaJoana R. Casanova (Sócia n.º 98). Mestrado em Psicologia, especialidade da Psicologia Clínica e da Saúde. Realiza o Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade Psicologia da Educação, no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho. Colaboradora em diversos projetos de investigação, exerce também a prática clínica em contexto privado. É formadora nas áreas da educação, comunicação e gestão comportamental, tendo como principais destinatários pessoal docente e não docente de estabelecimentos de ensino básico e secundário. Membro do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD). Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (nº 14720). Membro Ativo da Cruz Vermelha Portuguesa (Equipa de Apoio Psicossocial). É autora e coautora de algumas comunicações e artigos nacionais e internacionais.
E-mail: joana.casanova@gmail.com

ja

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira (Sócio n.º 15). Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É Co-Coordenador do Doutoramento Interuniversitário em Psicologia da Educação (FPCEUC/FPUL), Coordenador da área de especialização de Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento do Mestrado Integrado em Psicologia da FPCEUC e Coordenador do Grupo de Investigação “Transições Psicossociais” do IPCDHS (Unidade de Investigação FCT). Pertence ao corpo editorial de várias revistas, tais como The Counseling Psychologist, Journal of Career Assessment e Adult Development Bulletin. Coordenou projetos de investigação e orientou teses de Doutoramento e de Mestrado sobre desenvolvimento psicológico, ensino superior, sucesso educativo, jovens-adultos e desenvolvimento de carreira. É Professor Adjunto da University at Albany (State University of New York), nos Estados Unidos.
E-mail: jferreira@fpce.uc.pt

Jose

José Zacarias Samuel Matemulane (Sócio n.º 107). Doutorado em Ciências Psicológicas, especialização em Psicologia Politica pela Universidade Estatal de São Petersburgo; Mestrado em Psicologia de Educação, com especialização no Acompanhamento e Reabilitação Psico-pedagógica de pessoas com Necessidades Educativas Especiais, pela Universidade Pedagógica Estatal Russa HERZEN, São Petersburgo – Federação Russa. Professor da Universidade Pedagógica de Moçambique, delegação de Quelimane. Interesses em investigação nas áreas de Dinâmica da Consciência de Massas, Personalidade na Politica, Comportamento Organizacional, Estigmatização e Auto-estigmatização de Pessoas com Distúrbios Funcionais, Motivação da Aprendizagem, Construção e Validação de Instrumentos de Avaliação Psicológica.
E-mail: jmatemulane.ac@mail.ru

Foto Kátia XavierKatia Regina Xavier Pereira da Silva (Sócia n.º 85). Pedagoga e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Orientação Educacional. Doutorado em Educação pela UFRJ e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, com ênfase nos temas educação médica e educação em saúde no espaço escolar. Docente do Colégio Pedro II (CPII), com atuação na Pós-graduação, nos cursos de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB) e de Especialização em Educação Psicomotora. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Prática Docente e Formação Continuada do MPPEB. Fundadora e líder do Grupo de Pesquisas e Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GPEAIINEDU) e Coordenadora do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII. Experiência na área de Educação Básica e Superior, com ênfase na formação de professores e de profissionais da saúde. Pesquisa nas áreas de criatividade, aprendizagem, interculturalidade e metodologia científica.
Publicações recentes:
SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira da; AMPARO, Flavia Vieira da Silva do (Orgs). Criatividade e Interculturalidade: desafios, possibilidades e práticas na Educação Básica. Curitiba, PR: CRV, 2015, 278p. ISBN: 9788544407738.
SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira da. Características de criatividade na prática pedagógica. Revista Metáfora Educacional, v.18, p.60-78, 2015.
FERREIRA, Diogo A. V., SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira da, SILVA, Ana Patricia. Ensino de oncologia na graduação médica e autorregulação da aprendizagem. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto (Impresso). v.14, p.50-58, 2015.
SANTOS, Christiane Moraes dos, SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira da. Ensino e aprendizagem na resolução de problemas: aprender a aprender. Revista UNIABEU. v.08 (20), p.380-397, 2015.
SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira da, SILVA, Ana Patricia. Programa de Aperfeiçoamento do Desempenho (PAD): identificando fragilidades e potencializando forças. Aleph (UFF. Online). v.XII, p.32-49, 2015.
E-mail: katiarxsilva@globo.com
Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2686345319538102

katya mar 2015 lattes 2Katya Luciane de Oliveira (Sócia n.º 127). Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Estágio pós-doutoral em Avaliação Psicológica pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Desde 2009 é Professora Adjunta Doutora do Departamento de Psicologia e Psicanálise/PPSIC e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Laboratório de Avaliação e Pesquisa Psicológica da mesma Universidade. As pesquisas têm ênfase em Psicologia escolar e Construção e validação de testes, escalas e outras medidas psicológicas em contextos psicoeducacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, avaliação psicoeducacional, psicometria, validação de instrumentos de medida, motivação, compreensão em leitura,estratégias de aprendizagem, habilidades cognitivas, estilos de aprendizagem/intelectuais.
E-mail: katyauel@gmail.com

Foto - Larissa MeyerLarissa Meyer (Sócia n.º 70). Formação em Psicologia pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Brasil, com ênfase em Saúde Coletiva e Psicodinâmica do Trabalho. Atualmente cursa o mestrado em Educação pela UNIVÀS, sendo bolsista da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais). Atua desde 2013 na área de apoio pedagógico a crianças com dificuldades e transtorno de aprendizagem, com ênfase em português e redação. Seus interesses passam pelo estudo das dificuldades/transtornos da aprendizagem, principalmente aqueles relacionados ao Transtorno do Espectro Autista, abordagens cognitivas da aprendizagem, avaliação e intervenção na educação.
E-mail: larissacmeyer@gmail.com

DSC03022Leandro S. Almeida (Sócio n.º 1). Doutorado em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Estágios científicos nas Universidades de Yale (USA) e de Louvain-la-Neuve (Bégica). Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Campus de Gualtar – Braga, Portugal). Os atuais interesses de investigação e de orientação de teses de mestrado e doutoramento incidem na área da cognição e aprendizagem, transição e adaptação académica, construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica. Responsável de projetos de investigação e autor de publicações nacionais e internacionais nos domínios científicos anteriormente elencados, no quadro do Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento (GICAD).
E-mail: leandro@ie.uminho.pt

foto título (1)Lúcia C. Miranda (Sócia n.º 10). É psicóloga pela Universidade de Coimbra, PhD pela Universidade do Minho em Psicologia área de especialização Psicologia da Educação, Mestre em Ciências da Educação na área de Psicologia da Educação pela Universidade de Coimbra. É membro do Conselho Científico das Revistas Sobredotação e AMAZônica, do Conselho Editorial da Revista Talincrea e do Conselho Assessor da Revista Internacional Neuropensamiento- RIN. Membro da Associação Nacional para o Estudo Intervenção na Sobredotação, Associação para o Desenvolvimento  da Investigação em Psicologia da Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses. Investigadora Colaboradora no Centro de Investigação em Educação (CIEd) na Universidade do Minho. As suas áreas de investigação são: identificação e intervenção em alunos sobredotados, promoção do talento criativo, metas académicas, atribuições causais em adolescentes. É autora e coautora de publicações nacionais e internacionais na área da sobredotação, criatividade e motivação.
E-mail: lrcmiranda@gmail.com

Luciana Scapin 2017Luciana Scapin Teixeira (Sócia n.º 72). Psicóloga com Doutorado, Mestrado e Especialização em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Brasil. Atualmente está inserida no Programa de Pós Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Psicologia da Educação, pela Universidade do Minho. Possui 12 anos de experiência docente nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde em Juiz de Fora-MG, lecionando Psicologia Médica, Comunicação e Saúde, e Psicologia Aplicada à Saúde. Fundou e coordenou por 11 anos o Núcleo de Apoio Psicopedagógico a Estudantes do Ensino Superior nesta Universidade, tendo o seu doutorado tido esta intervenção como referência. Atuou também como coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), tendo feito parte da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas Brasileiras (CAEM/ABEM), no período de 2019 a 2016.
 E-mail: luscapin@gmail.com

lfLuísa Faria (Sócia n.º 14). É Professora Associada com Agregação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde leciona desde 1985. Tem lecionado nas áreas da Psicologia da Educação, da Psicologia Diferencial e da Psicologia da Motivação, tendo orientado, ao longo destes anos, diversas teses de mestrado, de doutoramento e de pós-doutoramento naquelas áreas. Nos últimos 29 anos tem desenvolvido investigação no domínio da motivação em contexto escolar, nomeadamente a nível das conceções pessoais de inteligência, das atribuições causais para o sucesso escolar, da autoeficácia e do autoconceito, e respetivas relações com o desempenho e sucesso escolar, em diferentes contextos culturais, sendo autora de mais de três centenas de publicações e comunicações, em Portugal e no estrangeiro, sobre as referidas temáticas. É Sócia-Fundadora da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e sócia de várias associações: Associação de Psicólogos Portugueses (APPORT), Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), Associação Nacional de Estudos e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), bem como Membro da Assembleia de Representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
E-mail: lfaria@fpce.up.pt

11137116_104425423227375_4585335801544347764_nLuisa Losada Puente (Sócia n.º 136).  Graduação em Educação Social e Mestrado em Inovação, Orientação e Avaliação Educacional pela Universidade da Corunha (Espanha). Neste momento é investigadora predoutoral contratada no Plano I2C (Xunta de Galicia) e integra o Grupo de Pesquisa em Avaliação e Qualidade Educacional (GIACE). Se encontra afeta ao Departamento de Filosofia e Métodos de Investigação em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade da Corunha. Sua área principal de investigação reporta-se ao desenvolvimento psicossocial de adolescentes, nomeadamente os processos de autonomia e qualidade de vida em adolescentes com necessidades educativas especiais. É revisora pre-print da “Revista de Investigación Educativa” (RIE, Espanha).
E-mail: luisa.losada@udc.es

2015-11-15 18.26.00Luz Lourenço (Sócia n.º 82). Licenciada em Psicologia e mestranda em Psicologia da Educação na Universidade da Madeira. Os seus interesses de investigação centram-se na área da sobredotação e da excelência. A sua investigação para efeitos da dissertação de mestrado (sob orientação da Doutora Ana Antunes) versa o estudo dos alunos de mérito no ensino superior e tem como objetivo a identificação de caraterísticas comuns ao desempenho académico excelente que permitam refletir sobre a necessidade e a adequação de intervenções dirigidas a esta população.
E-mail: luzlourenco16@hotmail.com

mafaldaMafalda Sousa (Sócia n.º 81). Licenciada em Psicologia pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Atualmente frequenta o Mestrado em Psicologia na área da Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Em termos de problemáticas de intervenção as suas preferências são dificuldades de aprendizagem e necessidades educativas especais. A sua investigação para efeitos da dissertação de mestrado versa o estudo da criatividade, através da aplicação da bateria ECCOs (Escala de Competências Cognitivas para Crianças, Lurdes Brito & Leandro S. Almeida, 2000) e da versão A da EPoC (Avaliação do Potencial Criativo, Leandro S. Almeida, Daniela C. Coimbra, Cristina Costa Lobo & Taisir Subhi Yamin, 2015), de forma a sinalizar implicações do treino do potencial criativo em contexto escolar.
E-mail: sousamafalda@hotmail.com

Marcelino Arménio Martins Pereira (Sócio n.º 76). Doutor em MarcPsicologia da Reabilitação e Professor Associado da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação e docência centram-se nas áreas da Psicologia da Reabilitação, Necessidades Educativas Especiais, Neuropsicologia e Avaliação Psicológica. As crianças com caraterísticas de sobredotação e/ou talento e as perturbações específicas da aprendizagem (dislexia de desenvolvimento) centram os seus maiores interesses de investigação. Nesses domínios, os estudos longitudinais, os perfis neuropsicológicos e os precursores precoces do desenvolvimento atípico são as temáticas que mais tem investigado. Vários artigos e capítulos publicados em Portugal e no estrangeiro. Coordenou um programa de enriquecimento para crianças sobredotadas (2000-2010). É membro da ANEIS – Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. Integra a equipa do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. É membro do CINEICC – Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental, unidade de investigação da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia).
Email: marc.pereira@fpce.uc.pt

MAMG 5 aMaria Aparecida Mezzalira Gomes (Sócia n.º 117). É Pós doutora pela FE-UNICAMP (2011-2013). Doutorou-se em Educação em 2008, e concluiu o Mestrado em 2002. Atua como docente na EXTECAMP, no Curso de Psicopedagogia Construtivista. Experiência no Ensino Superior em cursos de Licenciatura (disciplinas da área de Educação) e em Cursos de Pós Graduação Latu Sensu, em Psicopedagogia. Investigação na área de Psicologia da Educação principalmente nos seguintes temas: utilização psicopedagógica dos jogos, aprendizagem, estratégias de aprendizagem, aprendizagem autorregulada e orientação de estudos, compreensão autorregulada em leitura, motivação e leitura e escrita. Duas publicações recentes podem ser contactadas:
GOMES, M. A. M , & BORUCHOVITCH, E. (2014). Motivation to read and reading comprehension of Brazilian students. Educatio Siglo XXI, 32, 119-138.
GOMES, M. A. M., & BORUCHOVITCH, E. (2015). Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: Construção e validação. Psicologia: Reflexão e Critica, 28(1), 68-76.
Email: cidgom@uol.com.br

foto Cristina JolyMaria Cristina R. Azevedo Joly  (Sócia n.º 121- in memoriam).

Deixou saudades!

Faleceu (29 outubro, 2017) a associada Maria Cristina Joly. Recordamos o entusiamo colocado nos seus trabalhos de investigação e as parcerias que dinamizou juntando colegas do Brasil, Espanha, Moçambique e Portugal, vários deles associados da ADIPSIEDUC. Lembraremos em futuros eventos o seu nome e os seus contributos. Descanse em paz.

Graduada em Psicologia e especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; e pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade do Minho. Pesquisador colaborador sênior da Universidade de Brasília no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Investigando nas áreas do Desenvolvimento Humano e Educação, Avaliação em Psicologia, e Psicologia do Ensino e Aprendizagem. Coordenadora de projetos de pesquisa nacionais e internacionais (Universidade do Minho, Portugal; Rochester Institute of Technology, USA) com apoio da FAPESP e CNPq. Dirige o Grupo de Investigações Transculturais em Educação e Psicologia (Gitepsi), sendo membro da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica e membro da American Psychological Association – Division 16 [School Psychology] e da National Association of School Psychology -NASP/US, atuando como consultora em Psicologia e Educação na NetworkEDU.

foto maria luisaMaria Luísa Lopes Chicote Agibo (Sócia n.º 94). Licenciada em Ciências de Educação pela Pontifícia Facoltá di Scienze di Educazione Auxiliuum di Roma (Itália), mestrado em Educação, especialização em Psicologia Educacional pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Doutoranda em Psicologia, área de concentração Psicologia de Desenvolvimento e da Saúde, na Universidade São Paulo, na Faculdade de Ciências e Letras de Ribeirão Preto.  No geral interessa-se de temas ligados a educação, mas tem particular interesse em investigar temas que incluem motivação, orientação vocacional e profissional, educação para a carreira. Foi mentora e responsável de projectos e programas de extensão na área de orientação profissional e educação para a carreira.
E-mail: mluisachicote@gmail.com

IMG_20141104_083440Marília E. Ferreira (Sócia n.º 97). A concluir a graduação em Educação Básica, pela Universidade do Minho (Portugal). Membro do NEEBUM (secretária do Núcleo de Estudantes de Educação Básica), núcleo do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Campus de Gualtar – Braga, Portugal). Foi delegada eleita do curso de Educação Básica em representação dos estudantes. Colaboradora em investigações em curso na Universidade do Minho sobre a transição e adaptação académica dos estudantes do primeiro ano no Ensino Superior, incluindo a construção e validação de instrumentos de avaliação psicológica. Coautora de algumas comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais no quadro dos projetos de investigação em que colabora.
E-mail: marilia9424@hotmail.com

marjorie_2014Marjorie Cristina Rocha da Silva (Sócia n.º 135). Psicóloga, mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco. Tem experiência na área clínica, pesquisa, docência, assessoria e consultoria educacional. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica e educacional, inteligência, fatores de sucesso e fracasso escolar, avaliações educacionais em larga escala, psicanálise e educação, e fatores que influenciam na aprendizagem e vinculação terapêutica. Atualmente é professora titular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO/ UNIFIEO.
E-mail: silvamarjorie@yahoo.com.br

21732979_1640824882615947_1660448576_nMicaela Manuel (Sócia n.º 68). Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade da Madeira, Portugal (2017), com dissertação na área da excelência académica intitulada “Alunos de Mérito no Ensino Superior – Traços, percursos e projetos condicionantes do desempenho académico e profissional”. Estágio curricular realizado num Centro de Apoio Psicopedagógico cujas tarefas principais eram a avaliação e o acompanhamento psicoeducativo de alunos do 1º ciclo com necessidades especiais. Os seus interesses de investigação são nas áreas da excelência, das altas habilidades, da inclusão e da parentalidade. Atualmente, resultado de uma primeira formação em Educação Social (Bacharelato) na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, exerce funções como Educadora Social no Instituto de Segurança Social da Madeira (IP-RAM), Estabelecimento Vila Mar (Lar de Infância e Juventude).
Email: micasmanuel@hotmail.com

foto LattesNeide de Brito Cunha (Sócia n.º 109)Licenciada em Letras (Português e Espanhol) pela Universidade de São Paulo (USP) e em Pedagogia pela Universidade São Francisco (USF). Pós-graduação em Avaliação Psicológica Educacional pela USF e em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutoramento em Psicologia, na área Educacional, e Mestrado em Educação, ambos pela USF. Professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e do Centro Paula Souza em Educação Tecnológica e de cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. Capacitação nas áreas de Educação e da Psicologia, com maior enfoque nos temas seguintes: dificuldades no ensino e na aprendizagem da leitura e escrita, avaliação psicoeducacional, e metodologia de investigação em Educação e Psicologia.
E-mail: neidedebritocunha@gmail.com

FullSizeRenderPaula Alliprandini (Sócia n.º 129). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1986).  Mestrado (1991) e Doutorado (1994) em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutoramento no Departamento de Psicologia da “Cornell University” em 1997/1998, Atuou como docente na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), União Pan Americana de Ensino (UNIPAN),  União Educacional Minas Gerais (UNIMINAS) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Nessas Instituições assumiu uma série de atividades de docência, de gestão e acadêmico-científicas.   Atualmente atua como docente no Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UEL). Líder do grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação. A sua produção científica aborda os seguintes temas: estratégias de aprendizagem, autorregulação da aprendizagem, perceção,  memória e motivação na perspetiva do processamento da informação, discutindo a contribuição destas temáticas frente ao processo de aprendizagem em contextos escolares.
E-mail: paulaalliprandini@uel.br

???????????????????????????????Pedro Guimarães (Sócio n.º 96). Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Lusíada-Porto. Estágio curricular e profissional na CASFIG (entidade municipal de Guimarães) onde atualmente exerce funções como Técnico Superior de Psicologia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Cédula Nº15631). Tem experiência no acompanhamento técnico-pedagógico e na intervenção grupal com crianças, jovens e adultos, provenientes de meios socioeconómicos desfavorecidos. Os principais interesses incidem na avaliação da inteligência na infância e na promoção de competências cognitivas, em contexto escolar, privilegiando o estudo do impacto das variáveis sociais e familiares no funcionamento e desenvolvimento cognitivo das crianças.
E-mail: pedroguimaraes76@gmail.com

RenataRenata Rocha (Sócia n.º 83). Licenciada em Psicologia, encontra-se a concluir o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Desenvolve investigação no âmbito da criatividade, sob orientação da Profª. Doutora Cristina Costa Lobo e do Prof. Doutor Leandro Almeida, integrando o projeto de validação e aferição de uma bateria de testes que avalia o potencial criativo em crianças e adolescentes portugueses – EPoC – Lubart, coordenado pelos Profs. Leandro S. Almeida, Daniela C. Coimbra, Cristina Costa Lobo e Taisir Subhi Yamin. No presente, realiza estágio na ANEIS-Porto (Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação) e prepara algumas comunicações na área de sobredotação para apresentação em congressos.
E-mail: renata.rocha1@hotmail.com

rubiaRubia S. Fonseca (Sócia n.º 73). Licenciada em Pedagogia/Educação Básica pela UNASP. Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Tecnologias Educativas pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde presentemente realiza o Doutoramento em Ciências da Educação. Possui uma pós-graduação em Psicopedagogia pela UNASP, sendo ainda pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela UNIP. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) no Instituto de Educação da Universidade do Minho, e membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Autora de vários trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, assim como textos publicados, nas áreas de TDAH, Avaliação Formativa, Perfil Universitário, Formação Integral, Educação 3.0 e TIC no Ensino. É autora do livro “Seu Sonho não acabou”, editado em 2008 pela Ados (Rio de Janeiro).
E-mail: rubiasalf@yahoo.com.br

Sandra para o LattesSandra Maria da Silva Sales Oliveira (Sócia n.º 133). Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (1981), mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2001 e 2012, respetivamente). Atualmente é vice-coordenadora e professor titular do Curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí e vice-coordenadora e professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí. De acrescentar que seus temas fundamentais de docência e de investigação se reportam a ansiedade, escola, educação, aprendizagem, desenvolvimento e avaliação psicoeducacional, tendo já vários trabalhos publicados.
E-mail: smsso23@gmail.com

imageSandra Sales (Sócia n.º 71). Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco (1978) e em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (1981), mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2012). Atualmente é professora dos Cursos de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí e Coordenadora-adjunta e professora permanente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí , atuando principalmente nos seguintes temas: ansiedade, escola, educação, aprendizagem, desenvolvimento e avaliação.
E-mail: smsso23@gmail.com

Sandra ValadasSandra T. Valadas (Sócia n.º 11). Doutorada em Ciências da Educação, especialidade em Observação e Análise da Relação Educativa pela Universidade do Algarve, Portugal. Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e investigadora integrada no Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO). Os atuais interesses de investigação centram-se na Aprendizagem e Desenvolvimento Cognitivo em Adolescentes e Jovens Adultos, Envolvimento académico, Ajustamento à Universidade e Sucesso Académico no Ensino Superior, Abandono escolar no ensino superior, Transição para o Ensino Superior de estudantes tradicionais e estudantes não tradicionais e Estilos de liderança escolar e Avaliação externa das escolas, e ainda na construção e validação de instrumentos. Integra equipas de projetos de investigação nacionais e internacionais financiados, na área da avaliação externa de escolas, reconhecimento de aprendizagens prévias e processos de transição de estudantes tradicionais e não tradicionais, sendo também autora de publicações nacionais e internacionais nos domínios referidos.
E-mail: scatsvaladas@gmail.com

silviaSilvia Fernandez Rivas (Sócia n.º 77). Doctora en Psicología, por la Universidad Pontificia de Salamanca (España). Imparte clases sobre pensamiento crítico en la Universidad de Salamanca y en la I.E. Universidad de Segovia, o cursos y conferencias en otras universidades, de diferentes países, en este mismo tema. Ha publicado artículos sobre instrucción y evaluación del pensamiento crítico. Ha contribuido al desarrollo del programa ARDESOS para el perfeccionamiento y mejora de las habilidades de pensamiento crítico. Desde 2008 ha desarrollado, conjuntamente con el Dr. Carlos Saiz, el test de pensamiento crítico PENCRISAL. Actualmente, sigue desarrollando las herramientas de instrucción y evaluación del pensamiento crítico, en la Universidad de Salamanca, dentro del Grupo de Investigación Reconocido por dicha Universidad: “Grupo de Pensamiento Crítico y Psicología Positiva”.
Publicaciones recientes:
Rivas, S.F. y Saiz, C. (2016). The effects of teaching critical thinking persist over time. Journal of Education and Human Development, 5 (1), 240-248.
Rivas, S.F., Saiz, C. y Olivares, S. (2016). Increasing Critical Thinking through Motivation and Metacognition intervention. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 10 (1), 304-328.
Saiz, C. & Rivas, S.F. (2016). New teaching techniques to improve critical thinking. The DIAPROVE methodology. Educational Research Quarterly, 40 (1), 3-36.
Rivas, S.F y Saiz, C. (2015).  ¿Perduran en el tiempo las habilidades de pensamiento crítico adquiridas mediante instrucción?  En Domínguez, C. (ed.). Pensamento crítico na educação: Desafios atuais. (Critical thinking in education: Actual challenges). Pp. 137-144. Vila Real: UTAD.
Saiz, C., Rivas, S.F. y Olivares, S. (2015). Collaborative learning supported by rubrics improves critical thinking.  Journal of the Scholarship of Teaching and Learning. 15 (1), 10-19.
Rivas, S.F. Morales, P. y Saiz, C. (2014). Propiedades psicométricas de la adaptación peruana de la prueba de pensamiento crítico PENCRISAL. Avaliação Psicológica, 13 (2), pág. 257-268.
Rivas, S.F. y Saiz, C. (2012). Validación y propiedades psicométricas de la prueba de pensamiento crítico PENCRISAL. Revista Electrónica de Metodología Aplicada, Vol. 17 (1), 18-34.
Web: http://www.pensamiento-critico.com/
E-mail: silviaferivas@usal.es

FOTO 3X4 Simone.Simone Nenê Portela Dalbosco (Sócia n.º 78). Doutoranda em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF, 2015). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2009). Graduação em Psicologia – Habilitação em Formação de Psicólogo pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1998) e Graduação em Psicologia – Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1998). Professora da Faculdade Meridional (IMED), do Instituto de Ciências Sociais para Educação Corporativa (ICSEC). Participa dos Projetos de Pesquisa intitulados Processos e Intervenções em Saúde e Qualidade de Vida e Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais em Diferentes Contextos, vinculados à Escola de Psicologia da IMED. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Sociais (NEPHS) da IMED e participa do Grupo de Pesquisa intitulado Adaptação Acadêmica no Ensino Superior, em parceria com a Universidade São Francisco (USF/SP). Tem experiência em Psicologia Organizacional e Institucional, Avaliação Psicológica atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de liderança, gestão escolar, educação corporativa, habilidades sociais nas organizações e instituições de ensino.
E-mail: snportela@yahoo.com.br

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Susana Gakyia Caliatto (Sócia n.º 132). Possui Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade São Francisco de Itatiba (2001). Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Educação, na área de Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atuou na Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1990 a 2010, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é docente e pesquisadora do Ensino Superior e Mestrado de Educação da Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre – MG. Tem experiência na área de Psicologia e Educação com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Estratégias de Ensino e Escala de Avaliação.
E-mail: caliatto@uol.com.br

valériaValéria Maria Fusch Ferreira (Sócia n.º 128). Possui graduação em Fonoaudiologia pela UNIMEP (1997), Aprimoramento em Linguagem, Aprendizagem e Neurociência pelo CEFAC (2006) e Especialização em Psicopedagogia Construtivista pela UNICAMP (2013). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia Educacional e Educação Inclusiva. Professora do curso de Pedagogia do UNISAL/Campus Liceu/Campinas. Cursa licenciatura em Pedagogia (2012), no Centro Universitário Claretiano. É mestranda do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, GEPESP/ UNICAMP (2015), área Psicologia e Educação. Atua como fonoaudióloga e psicopedagoga clínica em consultório particular.
E-mail: valeria_fusch@yahoo.com.br